Gosta de pizza, mas está procurando por algo mais nutritivo, funcional e diferente? Pois bem, chegou no lugar certo. Iremos compartilhar uma massa de pizza proteica e sem glúten, feita com nada mais, nada menos que quinoa em grãos.
A quinoa é um pseudocereal com alto valor proteico, baixo índice glicêmico, rico em fibras e sem glúten. Além de aminoácidos essenciais e, ainda de quebra, flavonóides. Realmente é um grão muito especial que deveríamos consumir com mais frequência. Entretanto, muitos não abrem mão do arroz no prato diário e, desta forma, convidamos você que se encaixa nesse grupo a experimentar a pizza feita com massa de quinoa.
Assim, considerando as características da quinoa, vale a pena ou não se arriscar na cozinha, fazendo cozinhaterapia, e dar uma implementada na sua alimentação e, desta forma, na sua saúde e qualidade de vida?
Já falamos em outro artigo sobre a quinoa e como ela pode substituir o arroz na sua alimentação diária, dando um “up” culinário e nas suas necessidades diárias de macro e micro nutrientes. Se você não leu corre lá, o link é esse aqui.
Somos um casal comprometidos com a saúde e com o bem-estar, trabalhamos com isso e o que compartilhamos fazemos em nossa vida diária. Além disso, o que compartilarmos é embasado nas racionalidades médicas oriental, como a medicina chinesa e a medicina antroposófica, e na racionalidade médica ocidental. Tudo em prol da produção do Bem-Comum.
Sobre a quinoa, se quiser saber mais, dê uma lida neste artigo aqui.
Quinoa para a massa da Pizza de Quinoa
Para o preparo da massa da pizza de quinoa, você pode utilizar a quinoa em grãos ou adquirir a farinha já pronta. Porém, nosso conselho é que utilize a quinoa em grãos, o interior desta fica mais protegido do contato com o ar, portanto, oxida bem mais vagarosamente. Além do mais, você ainda poderá utilizar os grãos que não usar para a massa da pizza para fazer a receita de quinoa do sudeste asiático.
O grão e a farinha você encontra com facilidade em casas de produtos naturais, na zona cerealista, se estiver em São Paulo, e até em supermercados. Está com fácil acesso os alimentos funcionais.
Se escolheu a quinoa em grãos, será necessário antes dar uma triturada nela em um processador ou em um liquidificador. Nós, aqui em casa, fazemos no liquidificador e não tivemos problemas nenhum. Pelo contrário, foi super fácil e deliciosa.

Ingredientes
- 1 de xícara de quinoa em grãos
- ¼ de xícara de água
- 1 colher de chá de bicarbonato
- 1 colher de sopa de vinagre de maçã
- ½ colher de chá de sal
- 1 colher de chá de óleo de girassol, óleo de coco ou azeite extra virgem
OBS 1: se você optar por usar o fermento biológico não tem problemas. Use a mesma proporção que é indicada para o bicarbonato.
OBS 2: preferindo, você pode adicionar na massa um pouco de cominho em pó ou um pouco de canela de pó. Experimente, mas coloque apenas um pouco, uma colher rasa de café.
Vejam, são poucos ingredientes e o preparo também é bem fácil. Não requer nenhum conhecimento em cozinha técnica. Procuramos compartilhar receitas fáceis e rápidas. Afinal, muitas vezes estamos em casa, de repente dá aquela vontade de uma pizza, e o que fazemos? Vamos para cozinha e no tempo que levaria para pedir uma, e o entregar chegar em casa, a nossa já está pronta. O diferencial é que a nossa é muito mais saudável.
Adendo
Sempre é bom deixar a quinoa de molho de um dia para o outro. Na verdade esse é um procedimento que deveria ser realizado para todos os grãos e o motivo é bem simples: eliminar os fitatos que podem comprometer a absorção de alguns minerais e vitaminas.
Não sabemos se você já presenciou sua mãe, sua avó ou tia, deixando uma tigela com feijão de molho antes de prepara-lo. Estavam eliminando os fitatos com o conhecimento adquirido ao longo das gerações.
Preparando a Quinoa
Deixar a quinoa de molho por umas oito horas. Esse é o método tradicional, usado para quando vamos cozinhar a quinoa e deixar ela bem macia. No entanto, em casa, muitas vezes, nós apenas lavamos bem a quinoa e já aproveitamos ela, sem prejuízo do sabor e textura. Afinal, uma vez ou outra não vai fazer diferença.
Mas você pode preparar a massa e congelá-la para essas ocasiões.
Modo de Preparo
- Após o temo de molho, lave os grãos e deixe-os escorrer um pouco. Enquanto isso pré-aqueça o forno a 200ºC.
- Depois coloque os grãos de quinoa em um liquidificador e adicione a água, o sal, o óleo, o vinagre e o bicarbonato ou fermento, a opção é sua.
- Em seguida, processe tudo até obter uma massa bem homogênea e suave.
- Agora é só despejar a massar em uma forma untada e forrada com papel manteiga ou uma forma bem untada com azeite ou manteiga.
- Espalhe a massa de modo homogêneo.
- Agora é só levar ao forno.
- Deixe no forno por uns 15 minutos. Após, com o uso de uma espátula e com cuidado, vire a massa e deixe assando por mais uns 5 minutos. Quanto mais deixar assando mais crocante e seca ela ficará. Então, não deixe passar muito desses tempos, pois você a levará novamente ao forno com recheio.
Recheio
Essa parte é a que você tem mais liberdade.
Os recheios podem ser os mais diversos e imagináveis possíveis. Entretanto, não vá exagerar e colocar salaminho, mortadela ou outros embutidos nessa pizza. Lembre-se, você está procurando adquirir hábitos novos e mais saudáveis.
Um recheio que gostamos bastante é esse:
Molho de tomate caseiro. Gostamos muito de colocar os tomatinhos cereja, fica maravilhoso.
Mussarela e muzzarela de búfala.
Brócolis.
Sério, fica um sabor surreal. A massa de pizza de quinoa crocante, com o molhado agridoce da massa de tomate caseiro, o sabor gorduroso e denso da muzzarela, misturado com a leveza da muzzarela de búfala e a explosão adocicada quando os tomates cerejas explodem na boca.
Nossa, já deu vontade apenas escrevendo esse artigo. Provavelmente hoje a noite terá pizza em casa. hahaha.
Gratidão por nos visitar.
Como Pode Melhorar?
Deixe um comentário