Vale da Lua: o exótico da Chapada dos Veadeiros

O Vale da Lua está entre os cenários mais exóticos e belos da Chapada dos Veadeiros e afirmamos com convicção esses adjetivos. É um visual completamente distinto de tudo que verá na Chapada. Ele simplesmente encanta e causa frisson interior, pelo magnetismo energético que exerce, apenas ao se contemplar aquelas formações rochosas peculiares.

A Formação do Vale da Lua: Um Conto Geológico

A história geológica do Vale da Lua remonta a aproximadamente 1,8 bilhões de anos atrás. Isso mesmo, bilhões de anos, não milhões ou mil anos. Você consegue visualizar essa cronologia do tempo na sua cabeça?

De fato, é notoriamente perceptível que esse lugar é bastante antigo, visto que a Terra teve origem há 4,5 bilhões de anos atrás. Portanto, o Vale da Lua é um local de notável resiliência, um local que reflete a força da paciência, já que foi meticulosamente esculpido pelas mãos da água, os sopros do vento e o olhar atento do tempo, de forma vagarosa e cuidadosa para nosso deleite.

Você precisa conhecer, acredite em nós!

A Influência Energética do Vale da Lua

O Vale da Lua é um daqueles lugares de amor a primeira vista. A Tati se apaixonou por ele no instante em que o viu, e nem sabia o nome. Foi atração fatal. O Vale exerceu uma influência mais que atrativa sobre ela e seu coração palpitava só de imaginar conhecer o Vale da Lua; ela estava mais do que ansiosa para estar em um lugar tão ancestral, o qual não decepcionou nem a ela e nem a mim. Pelo contrário, o Vale foi daquelas gratas surpresas.

O Vale emana verdadeiramente uma energia especial, uma convergência de forças telúricas as quais, ao mesmo tempo que desperta um sentimento de força e poder ancestrais, proporciona uma sensação de tranquilidade, equilíbrio e harmonia.

É um dos locais na Chapada dos Veadeiros que é necessário se integrar, silenciar e o local despertará em você as sensações de paz e renovação.

A Magnífica Cenografia do Vale da Lua

Essa maravilha natural da Chapada dos Veadeiros tem seu nome em função de sua formação única, que lembra o solo lunar. Apesar de nunca termos ido, ainda, para a Lua, o Vale da Lua lembra algo extraterreno mesmo.

Devido a sua cenografia surreal, não é surpresa o Vale da Lua ter sido cenário para uma das séries mais famosas da TV. A série Felizes Para Sempre, protagonizada por Paola Oliveira e Enrique Vaz, a Danny Bond e o Cláudio, que nadam nus em um dos poços do Vale da Lua. Lembram?

“Escolhemos o Vale da Lua por ser um lugar visualmente único. Nunca tinha visto uma formação rochosa tão diferente com uma água cristalina”, declarou o diretor Rodrigo Meirelles, da O2 Filmes, para o site Gshow.

As Águas do Vale da Lua

As águas que percorrem o Vale da Lua e esculpem suas belas e instigantes formações provêm do Rio São Miguel. Assim, descendo em sequência por entre as galerias e fendas, formando corredeiras, quedas e poços, esse é um lugar para curtir, contemplar, refletir e tirar fotos singulares: como se estivesse sendo gerada/o no útero da Terra. E a sensação que se tem é exatamente essa, calorosidade, acolhimento, silêncio, medo e felicidade por momentos tão únicos.

As águas do Vale são mais caudalosas, intensas e perigosas no período de chuvas (outubro até abril), tornando o acesso às fendas, galerias e alguns buracos, por onde as águas passam, impossível. No entanto, o banho ainda é possível em um dos poços, o último, onde também há salva-vidas.

Por outro lado, no período das secas (maio até setembro) é possível descer e caminhar por entre as fendas, galerias e túneis, em meio as águas, entrar nos buracos e caldeirões feitos pela água e se divertir muito. Inclusive, o buraco conhecido como “útero”, onde as pessoas fazem muitas fotos, só aparece neste período. Neste período, apesar de aparecer mais poços onde é possível o banho, o último continua sendo o mais indicado.

Entretanto, qualquer época do ano, inverno, verão, outono ou inverno, vale a pena ir. O lugar é lindo e o banho nas águas com tons esverdeados é garantido.

Como chegar ao Vale da Lua

Para chegar ao Vale da Lua é pela GO-239. Partindo de Alto Paraíso são 35 km de estrada pavimentada, em perfeitas condições, e bem sinalizada no sentido da Vila de São Jorge. Porém, se estiver em São Jorge é do lado, são apenas 9 km pelo GO-239, sentido a Alto Paraíso. Depois, é necessário sair da rodovia e pegar uma estrada de terra de 3,5 km bem tranquila, não precisa de carro 4×4, até a portaria do atrativo.

Acesso ao Vale da Lua

O acesso é mediante uma taxa de R$ 40,00 por pessoa (valores atualizados em setembro de 2023), não é necessário contratar um guia.

Após o pagamento da taxa é preciso fazer o registro no livro e depois só caminhar aproximadamente uns 700 metros de trilha, sinalizada e tranquila, até o solo lunar. Um passeio ideal para quem não quer fazer muito esforço, mas também não quer abrir mão de um cenário espetacular e um regenerador banho nas águas e quedas do Vale da Lua.

Ah! A água não é das mais quentes, na verdade, é gelaaada…, mas é a natureza e se você está em busca de águas quentes o lugar certo é uma das termas do Brasil ou no chuveiro……hahahaha

Infraestrutura do Vale da Lua

Há banheiros limpos e bem cuidados e, no caso da fome sem ter levado o costumeiro e obrigatório lanchinho de trilha e água, há dois quiosques próximos ao vale onde tem pasteis, salgados, açaí e sucos.

Se é gostoso não sabemos, pois sempre levamos conosco nosso quite trilha. No entanto, segundo relatos, é bom. No entanto, sabemos que quem dá o tempero é a fome, diz o antigo ditado do interior.

  • Dicas valiosas
  1. Leve dinheiro, no lugar não aceita cartão.
  2. Procure ir em dias de semana. Devido à proximidade a cidade e ao fácil acesso, cada lugar do Vale da Lua é disputado por turistas querendo fazer fotos.
  3. As pedras escorregam, vá de tênis ou botas adequadas. Lembrem que elas estão sendo erodidas pelas forças da natureza há bilhões de anos, o que lhes dá um formato arredondado e lhes tira a aspereza.
  4. Chegue cedo, para evitar aglomeração, aproveitar lentamente o local.
  5. O local fecha às 17 horas. Então, programe-se, nada pior um passeio na correria.
  6. De 2 a 3 horas é um tempo mais que bom para aproveitar o local.
  7. Não jogue lixo na natureza, seja consciente e preserve a natureza. O futuro agradece.

Conclusão: Uma Jornada Inesquecível

Conhecer e explorar o Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros, é mais que meramente conhecer um atrativo; é uma jornada de descoberta, de conexão íntima com a Terra e autoconhecimento. A totalidade do local, com suas paisagens provocantemente exóticas e energia singular, imprimem inefáveis marcas na Alma de quem se permite estar lá, a se entrelaçar, se conectar, a estar presente no momento.

No entanto, se face a tudo o que desvelamos e apresentamos, ainda não foi o suficiente para te convencer que o Vale da Lua é um destino imperdível para se conhecer. Apelamos para um último motivo: fotos incríveis que imprimem o diferencial nas suas redes sociais… hahahahaha

Agora, Ser lunar, inicie sua própria odisseia de aventura e permita-se ser envolvida/o pela força mágica do Vale da Lua

A felicidade é o que a Chapada dos Veadeiros Disperta

Para ver vídeo do Vale da Lua, acesse o link: https://www.instagram.com/reel/CtB1m1zgUyk/?igshid=MmU2YjMzNjRlOQ==

Gratidão pela sua visita.

Como Pode Melhorar?

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *